domingo, 2 de dezembro de 2012

Deise Kanitz & Alliance One Brasil Exportadora de Tabacos Ltda.

Deise Kanitz

Nome: Deise Kanitz
Qual instituição da graduação: Unisc – Universidade de Santa Cruz do Sul
Ano de conclusão da graduação: 2011
Empresa que trabalha: Alliance One Brasil Exportadora de Tabacos Ltda.
Qual segmento da atividade de Relações Públicas você atua hoje? Comunicação Institucional e Responsabilidade Social
Qual é o maior case da sua vida profissional, na empresa que trabalha hoje?

O maior desafio da minha vida profissional aconteceu a, aproximadamente, 2 anos quando, por uma reformulação da área de Assuntos Corporativos da empresa, foi extinto o cargo de Coordenador de Comunicação e passei a assumir as duas áreas (Comunicação e Responsabilidade Social). Até então eu era responsável pelo programa de Responsabilidade Social e atendia todas as demandas dos projetos de Sustentabilidade da empresa, atendendo clientes, fornecedores, investidores e outros stakeholders.
Com a reestruturação veio também o desafio de projetar a área de C&RS – Comunicação e Responsabilidade Social, até então conhecida tão somente como uma “vitrine” já que as pessoas não compreendiam qual era a função da mesma no organograma da empresa. A partir deste momento foi fundamental uma maior aproximação com os públicos da empresa, fazendo-os compreender o objetivo do setor como apoio a todos os trabalhos realizados na organização. Um alinhamento de campanhas, projetos, materiais também foi necessário, uma vez que as diversas áreas produziam os seus materiais, mas não tinham um alinhamento claro da identidade visual que a empresa vinha construindo. Para C&RS foi um desafio muito grande “entrar” em algumas áreas. Os motivos são muitos, mas o que se pôde observar foi a falta de compreensão do trabalho de C&RS.
Recentemente conseguimos transpor um dos últimos e talvez maiores desafios: a parceria com a Área Comercial. Com característica mais fechada e temperamento mais introspectivo de seus integrantes a área não enxergava as possibilidades que C&RS podia oferecer por mais que tentássemos mostrar. Algumas mudanças na equipe Comercial e o reflexo já visível do trabalho de C&RS fizeram com que nos dessem uma abertura.
Atualmente o que vivenciamos e também ouvimos de colegas gestores da empresa é que a área de C&RS conseguiu passar de “facilmente descartável” a “indispensável para o negocio da empresa”. Este retorno se deu, principalmente, por uma postura dos integrantes da equipe que procuram auxiliar todas as áreas da empresa na busca de soluções, se colocando como parceiros e dando tratamento igualitário a todos.
Graças a este trabalho também a área conta com um Supervisor de C&RS e a Alliance One Brasil consegue manter a única estrutura da Alliance One International no mundo fornecendo, inclusive, serviços para outros países.
Importante dizer também que a área é ligada diretamente na alta direção.

Qual a sua opinião sobre o mercado para a atividade de Relações Públicas?

Minha experiência relatada mostra exatamente a visão que tenho sobre o profissional de Relações Públicas. O mercado, cada vez mais, busca por profissionais completos, que consigam ver o todo da organização e não uma partes fragmentadas. E este é o perfil do RP, o perfil de um gestor. Para alcançar sucesso, no entanto, é preciso adotar uma postura de solucionador de problemas, estrategista e indispensável ao negócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário